História da Grécia

Grécia Antiga

                        Verde:Grécia
_______________________________________________________
Sociedade e organização política
_______________________________________________________

     Situada no sul da Europa, ocupando uma península de relevo acidentado e um arquipélago no mar Egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu para além de seus limites geográficos.Sua história costuma ser dividida nos períodos:
HOMÉRICO:Séculos XV a VII a.C
ARCAICO:Séculos VII a VI a.C
CLÁSICO:Séculos VI a IV a.C
HELENÍSTICO:Séculos IV a I a.C
     O período Homérico foi assim chamado em razão de as fontes para o seu conhecimento serem dois poemas épicos cuja autoria é atribuída a Homero-Ilíada e Odisséia-, além dos vestígios arqueológicos.Esses poemas remetem aos mitos perduraram na civilização grega e foram transmitidos como legado cultural a outras civilizações ocidentais.
Tipos de colunas gregas
Na Grécia antiga existiam vários templos para os deuses, um exemplo é o Partenon, o Partenon tem uma coluna chamada dórica.Vejam abaixo todos os tipos de colunas gregas:
Coluna dórica, simples e sóbria
_______________________________________________________
Coluna jônica, ornamentada, mas sugerindo leveza.
________________________________________________________
Coluna coríntia, uma variação da ordem jônica, era mais rebuscada e exuberante.
_________________________________________________________

   
Religião e Mitologia
_____________________________________________
O sagrado na vida grega
_____________________________________________

      A religião foi um dos principais elementos do vínculo cultural entre as cidades da Grécia antiga.Encontramos por todo o mundo grego uma série de crenças, rituais, divindades e templos comuns.
    A religião grega não tinha um conjunto fixo de normas(dogmas) estabelecidas num único livro sagrado.Seus princípios foram transmitidos pela tradição oral.
    Entre as características da religião grega, podemos citar o politeísmo(acreditar em vários deuses) e o antropomorfismo( do grego antropo:homem e morfismo: referente a forma-os deuses gregos eram representados com forma e comportamento semelhantes aos dos seres humanos).
      Observe no esquema seguinte alguns dos principais deuses gregos, destacando-se a figura de Zeus, que, segundo a tradição, se tornou o mais poderoso dos deuses.

  Filhos de Cronos e Réia
Héstia:deusa do lar, Hades:deus do inferno e dos mortos, Deméter:deusa da agricultura, Zeus:deus dos raios e dos céus,senhor do Olimpo e rei dos deuses, Hera:deusa do parto,e do ciúmes, esposa(e irmã) de Zeus, Pôseidon:deus dos mares e oceanos.

     Filhos de Zeus
Ares:deus da guerra, Atena:deusa da sabedoria e da estratégia militar, nasceu da cabeça de Zeus, Afrodite:deusa da beleza do amor e da relação sexual, Dioniso:deus do vinho,da uva e da bebedeira, Apolo:deus da luz,da música e da poesia, Artêmis:deusa da lua,da caça e dos filhotes de animais, Hefesto:deus da forja,dos fogos e dos vulcões, Hermes:deus-mensageiro dos deuses,da mentira e dos ladrões e Hélio:deus do sol.
________________________________________________________
   Além dos deuses, os gregos também reverenciavam os heróis, os semideuses, prólis de deuses e mortais.Entre os heróis gregos destaca-se Hércules, o mais forte de todos.
   Ao lado dos cultos públicos às divindades, as famílias gregas também prestavam culto privado aos ''espíritos dos antepassados''.