Guerras

Guerras Greco-Pérsicas

       A ascensão  econômica e cultural da Grécia provocou disputas por rotas comerciais, mercados e matérias-primas entre gregos e persas.Essa é uma das razões do longo conflito(499- 475 A.C) conhecido como Guerras Grego-Pérsicas ou Guerras Médicas.
       As guerras Greco-Pérsicas acabaram promovendo a solidariedade entre os gregos, que, nesse período, reforçaram a percepção de sua identidade cultural, contrastando-a com a dos persas.
       Sob a liderança de atenienses e espartanos, os cidadãos de outras pólis gregas uniram-se e, somando esforços, conseguiram deter a invasão persa.Nessa vitória, os atenienses tiveram papel de destaque.
Guerra de Peloponeso 
(431-404 A.C)
        Com a fundação da aliança político-militar conhecida como Liga do Peloponeso, Esparta liderou os esforços de um conjunto de cidades(Corinto, Mégara e Tebas) que se opunham ao domínio ateniense.Teve início, então, a Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos, com breves intervalos de paz.
        Ao final desse desgastante conflito, o mundo grego estava debilitado.Os atenienses foram derrotados. Aos poucos, procuraram reconquistar sua posição no mundo grego, mas não conseguiram recuperar a antiga liderança. 



Um comentário: